Veículos Elétricos - Uma Coisa do Passado!

O conceito de mobilidade do futuro tem sido frequentemente alvo de debate, tendo como protagonistas os veículos elétricos. No entanto, e por incrível que pareça, os veículos elétricos não pertencem ao futuro – remontam, aliás, a 1898.

Nessa altura, Ferdinand Porsche desenvolveu o Egger-Lohner electric vehicle, C.2 Phaeton model (P1), um veículo com motorização elétrica, antecessor dos seus super-desportivos icónicos. Com cerca de 5 cavalos de potência, atingia velocidades de 25km/h.

(Foto original CITNM, do veículo Egger-Lohner C.2 Phaeton (P1), no Porsche Museum, Stuttgart)

E a aventura pelo mundo dos veículos elétricos não se ficou por aí. Dois anos depois, em 1900, Ferdinand Porsche desenvolveu um motor eletrónico para automóveis que se instalava diretamente na roda. Com uma potência de 2,5 cavalos, o motor permitia atingir 50km/h. Este sistema de motorização foi, inclusive, aplicado no Lohner-Porsche, veículo apresentado ao mundo na World Trade Fair de Paris.

(Esquerda: Motorização elétrica para montagem na roda - foto original CITNM no Porsche Museum, Stuttgart,; Direita: Lohner Porsche em 1900 – fotografia da base de dados online do Porsche Museum, https://www.porsche.com/museum/en/milestones/)

No entanto, a evolução do mercado na época e a crescente disponibilidade de combustíveis fósseis levaram Ferdinand Porsche a desenvolver motores de combustão interna, abandonando os elétricos.

Mais de 100 anos depois, o contexto alterou-se e o enfoque nas preocupações ambientais conduziu à necessidade de repensar as soluções de motorização elétrica. Constata-se, assim, que a inovação da indústria automóvel atual está assente nos conceitos há muito explorados e desenvolvidos por Ferdinand Porsche.

De facto, nos dias que correm, os construtores automóveis procuram desenvolver motorizações elétricas com maior eficiência e autonomia, devido à necessidade de reduzir emissões de CO2. Exploram, inclusive, soluções como o motor elétrico por roda, à semelhança do Lohner-Porsche. Tome-se como exemplo o trabalho que resulta da parceria entre a Schaeffler e a Ford para o projeto eWheelDrive.

(E-Wheel Drive Electric Wheel Hub Drive, https://www.schaeffler.com/content.mobile.products/en/products/automotive/e_mobility/e_wheel_drive/e_wheel_drive_info.html)

Conhecer a história é fundamental para desenhar o futuro!